Uma pesquisa da Universidade de Manchester encontrou um déficit na vacinação da gripe e de doenças pneumocócicas entre aqueles diagnosticados com artrite reumatoide (AR), o que aumenta potencialmente o risco de infecções.
A equipe de pesquisadores analisou dados de mais de 15.000 pacientes diagnosticados com a doença que foram tratados com certos tipos de medicamentos imunossupressores e descobriu que um em cada cinco pacientes não recebeu nenhuma vacina contra a gripe e um em cada dois pacientes não recebeu nenhuma vacina contra a pneumonia, ao longo do período de acompanhamento do estudo, cinco anos.
“Doentes com artrite reumatoide têm o dobro do risco normal de infecção, devido a uma variedade de fatores em comparação com o resto da população. As diretrizes recomendam que as vacinas devem ser utilizadas para proteger esses pacientes contra certos tipos de infecções, tais como a gripe e a pneumonia”, afirma o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo).
O estudo utilizou informações de registros eletrônicos de pacientes para avaliar a situação vacinal desse grupo. Os pesquisadores analisaram dados de 15.724 pacientes com diagnóstico de AR entre 2000 e 2013.
Os pesquisadores descobriram que aqueles que eram mais jovens, que não apresentavam outro risco clínico e que iam menos ao reumatologista apresentavam menor probabilidade de serem vacinados.
Segundo o diretor do Iredo, “as orientações sobre a vacinação contra influenza e a pneumonia para pacientes com AR não são claras para a maioria dos pacientes. O reumatologista precisa manter um diálogo constante com o paciente sobre o tema. É benéfico para os pacientes com AR que os reumatologistas forneçam conselhos específicos sobre a vacinação para os pacientes, de maneira individual, ou considerem https://www.iredo.com.br/wir/wp-content/uploads/2018/08/saude-ossea-scaled-1.jpgistrar vacinas em suas próprias clínicas”, diz.
Lanzotti destaca que o alerta do estudo é relevante: “a infecção é significativa para os pacientes com artrite reumatoide. O estudo ressalta a importância da vacinação para ajudar a prevenir o impacto da gripe e de outras infecções”.