A associação entre a má saúde bucal e o aumento do risco de doenças cardiovasculares deve levar à redução de açúcares, como os contidos nas junk foods, particularmente nas bebidas açucaradas, como os refrigerantes, defendem especialistas num artigo publicado no Journal of the Royal Society of Medicine.
“A má higiene oral e o excesso de consumo de açúcar podem levar à doença periodontal onde os ossos de suporte ao redor dos dentes são destruídos. A infecção crônica causada pela gengivite pode desencadear uma resposta inflamatória que leva à doença cardíaca através de um processo chamado aterosclerose ou endurecimento das artérias”, explica a dentista do Iredo, Silmara Lanzotti.
Segundo os autores do artigo, além de ter altos níveis de gorduras e sal, a junk food, muitas vezes, contém uma grande quantidade de açúcar e o efeito deste sobre a saúde bucal pode ser um importante mecanismo adicional pelo qual a junk food eleva o risco de doenças cardiovasculares. Entre os diferentes tipos de junk food, refrigerantes têm levantado preocupações particulares e são a principal fonte de açúcar para muitos indivíduos.
“O artigo nos alerta que os dentistas devem incentivar a redução da ingestão de refrigerantes e a melhora da higiene bucal. Reduzir o consumo de açúcar e gerenciar problemas dentários, precocemente, pode ajudar a prevenir problemas cardíacos mais tarde na vida”, defende a dentista.